terça-feira, 5 de novembro de 2013

Dicas para uso das cores

Você é daqueles que adora casas coloridas, mas tem medo de arriscar ou errar na mão!? Pensando nisso, criamos esse post com algumas dicas úteis e fotos de exemplos e inspiração.

1. Um espaço de base neutra permite - e pede - objetos coloridos. Portanto, caso queira uma decoração fácil de mudar, sem precisar de pintura das paredes, deixe-as em tons pastéis e invista em acessórios coloridos pequenos e médios como, por exemplo, quadros, almofadas, tapetes, vasos, luminárias, cortinas e etc. Nesse caso, você pode até usar objetos pequenos de diferentes matizes, o que - sem exageros - deixa o espaço mais alegre.




2. Em ambientes pequenos, como banheiros, dê preferência a tons mais claros e neutros, pois tons escuros dão a sensação de que o espaço é ainda menor. Caso opte por uma tonalidade mais forte, use-a em uma única parede.



3. Para espaços maiores, além da parede de destaque, você pode usar também alguns objetos da mesma gama de cor (cuidado para não exagerar na quantidade).



4. Evite cores fortes nas paredes dos quartos, pois elas tendem a deixar as pessoas agitadas. Mas poucos objetos mais coloridos são bem-vindos.



5. Um ambiente somente com cores claras pode se tornar visualmente opressivo, como um hospital, e o excesso de cores escuras, pode deixar o espaço muito sombrio. Tente equilibrar, usando cores claras e escuras.



6. Outra boa dica, para quem não quer correr riscos, é escolher uma cor de destaque e manter 60% do espaço na mesma gama de cores.



7. No uso de materiais naturais, não existem regras para combinações: todas as pedras combinam entre si e o mesmo vale para madeiras e metais.



8. Para facilitar, vamos usar a roda das cores (ou círculo cromático): nela, as cores opostas são chamadas complementares e têm alto contraste entre si, já as adjacentes são conhecidas como análogas e suas combinações são harmônicas. Isso significa, por exemplo, que uma parede turquesa irá servir bem para destacar objetos em tons de vermelho, mas irá "camuflar" os que tenham tons de azul ou verde, e assim por diante. Então, se você quer um espaço harmonioso, sem grandes contrastes, use tonalidades que estejam lado a lado na roda e, caso queira tornar seu ambiente mais vibrante, escolha as cores opostas.




9. Quase todo mundo já sabe que as cores transmitem sensações, certo!? Mas poucos sabem quais as relações entre elas. Aqui vão algumas:



10. Por fim, não tenha medo de misturar materiais e cores! Na decoração, o que interessa é mostrar o seu estilo e a sua personalidade.

Todas as imagens mostradas aqui foram retiradas da internet.

Nenhum comentário:

Postar um comentário